SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

A+ A-
A+ A-

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Sobre o Município

Dados Estatísticos

Dados Estatísticos

DADOS ESTATÍSTICOS DO MUNICÍPIO DE BATALHA

CENSO 2022

Durante os meses de julho a dezembro de 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou o Censo Demográfico na cidade de Batalha - PI. A equipe local foi composta de 24 pessoas, sendo 21 recenseadores e 3 supervisoras, contando com a superintendência da agência do município vizinho, Barras.

Este Censo foi o primeiro a contabilizar e endereçar questionários específicos às pessoas que se autodeclarassem quilombolas. Naquele momento, Batalha contava com cinco comunidades tradicionais quilombolas: Estreito, Riachão Fundo, Carnaúba Amarela, Lagoa da Serra e Manga/Iús. Antes do recenseador deslocar-se à comunidade, houve um treinamento complementar e buscava-se fazer uma reunião com os líderes do grupo, para que todas as entrevistas fossem feitas da maneira mais respeitosa e fidedigna possível. 

O Piauí foi o primeiro estado do país a concluir com sucesso a etapa de entrevistas para o Censo e as prévias de resultados populacionais foram apresentadas no início de 2023. Com mais de 11.000 unidades visitadas, Batalha totalizou 26.300 habitantes, tendo uma taxa de crescimento de 2,04% em relação ao Censo Demográfico 2010 e atualmente possui a 21ª maior população do estado. Os munícipes estão bem distribuídos entre a área rural e a urbana, mas alguns povoados e assentamentos surpreenderam pelo seu crescimento territorial e demográfico.